sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Memórias: Família Damasceno e o Botafogo Futebol Clube da Vila Leopoldina

A região da Lapa tem uma rica história ligada ao futebol de várzea, que até os anos 70 mexia com o cotidiano dos bairros, envolvendo a participação de famílias, como os Damasceno, que têm uma história ligada ao Botafogo Futebol Clube da Vila Leopoldina. “Meu pai participou da fundação do Botafogo, nos anos 50 ”, diz Alcídia Damasceno. “Meus irmãos também se envolveram com o clube. O Roberto (Betão, falecido em 1995) chegou a fazer parte da diretoria”, acrescenta Alcídia.
 
Quando se navega por um site da Prefeitura destinado a relatos de histórias antigas dos bairros, a lembranças do passado da família Damasceno em relação ao futebol de várzea ganha ares nostálgicos. Numa mensagem postada no final de 2007, o cidadão Edson Fernandes lamenta: “Não se tem mais aqueles campeonatos e festivais que antes enchiam o campo. Vinham times muito bons, como o Comercial de Pirituba, o Botafogo da Leopoldina , os Onze Garotos do Piqueri, entre tantos outros”. 

Betão, de fato, amava o Botafogo. Foi técnico do time e também assumiu a presidência do clube. “Em casa ele era festeiro. No final do ano ele trazia os amigos para comemorar”, lembra, com saudades a irmã.

Ao falar dos pais, Sebastião e Josefa, Alcídia conta que eles se casaram em 1939 e, tempos depois, vieram morar na Leopoldina. Dessa união nasceram 7 filhos. “Meu pai veio de Minas Gerais e aqui em São Paulo ele trabalhou na antiga Light como operador de draga. Eu sou a filha mais velha ”.

Da infância no bairro, vivida numa chácara na Avenida Imperatriz Leopoldina (na altura do supermercado CompreBem), Alcídia lembra das brincadeiras das meninas e dos meninos. “Eles gostavam de jogar futebol em campos de terra. Nós brincávamos de roda e de pular corda. Nunca fui agarrada a brincadeira com bonecas. Lembro que existiam lagoas na região. Meus irmãos se divertiam nadando, mas a mamãe morria de medo que eles morressem afogados”.

Botafogo e suas glórias

O clube que Roberto Damasceno tanto amava foi fundado em 1954. Sua sede, na Avenida Imperatriz Leo-poldina, é apenas para reuniões. Da época em que Betão estava envolvido diretamente com o Botafogo, o time foi tricampeão da Vila Maria e campeão do torneio de futebol nos Jogos da Cidade, em 1985.

 
Mais recentemente, a equipe de garotos (13 anos), venceu a Seleção Copa Paulista por dois gols a zero, na final do campeonato Ghotia-Cup, realizado em dezembro de 2006. O campeonato, patrocinado pela SKF, foi disputado simultaneamente em 19 países como forma de incentivo ao esporte. (fonte: Jornal da Gente)

26 comentários:

  1. Boa tarde meu nome é Isabel nasci na vila leopoldina na rua Carlos Weber, ao lado da tecelagem Trussardi no local ainda tem uma paineira; que foi plantada pelo meu irmão e seus amigos moradores do local, o meu cunhado nome Davi (apelido Pingo) já falecido jogava no Botafogo a minha irmã viuva do pingo tem varias fotos do time e eu gostaria de publicar as fotos pois vai trazer memórias e boas lembranças para quem visitar o blog pois recordar e trazer ao coração a vida eterna boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel a publicação é antiga mas vi agora e muito me interessa ver as fotos do passado.

      Excluir
    2. Alguém poderia dar notícias sobre Botafoguinho, década de 1950?
      raphael.baptista@uol.com.BR
      9 97001377
      Grato

      Excluir
    3. Sei que faz anos mas ainda posso ver estas fotos

      Excluir
    4. Estou preparando uma homenagem ao botafogo e preciso de fotos ou videos com o Betão Damas ceno. Alguem tem pra me enviar??? 11991400553

      Excluir
  2. Olá ,Isabel! Tudo bem ?!
    “Era uma vez, em algum lugar...”
    Vi sua mensagem e fiquei muito emocionado; me fez muito bem.
    Conheci o Pingo, pois joguei no Botafogo , em 1959.
    Italo, Pingo, Flavio, Valerio, Rubinho, Tião Raul, Cidinho e tantos outros.
    Saudade,muita saudade! Gostaria de ver fotos.

    Abraços.
    Raphael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do seu nome eu não lembro mas eu não perdia um jogo do Botafogo e tinha amizade com todos os jogadores meu apelido NATO

      Excluir
    2. Oi NATO, meu pai o Dal queria muito falar com você.
      Este é o meu email se você puder enviar o seu número. Obrigada

      Renata.hall@aol.com

      Excluir
  3. Só acrescentando nesta rica, ilustrativa,saudosa e muito, mas muito emocionante, o Botafogo desfilava como ala no Bloco Joia Rara dos Remédios, Império Lapeano, Renascença da Lapa e Barroca Zona Sul.
    Sim, desfilamos na Tiradentes.
    Sedes itinerantes rsrsrs Trípoli, Frederico Wolf,Imperatriz 2 locais.
    Tempo bom. Dentre os apelidos tinha um que foi o Betão, China Bonito, pq já tinha o China Original, meu, só que era muito feio vc.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha o China barbeiro e seu sobrinho que também era china

      Excluir
  4. Ex-jogadores do Botafoguinho da Vila Leopoldina , décadas de
    1950 e 1960
    Gostaria de notícias.
    Rubinho,Ítalo,Valério,Cidinho,Peruzinho ,Rebite....!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pergunta o Pir ursinho Odair gregorio ainda vive é o Nato

      Excluir
  5. FALTA MUITA GENTE BOA COMO VADINHO PAULINHO PINHEIRAO O MELHOR CENTAL VARGEANO DUA RAU OSVALDINHO VEVE DIRÇEU CASCO VERDE ITALO PINAO TIAO BIDU PELE BRANCO AROUDO PISTA LAERTE GERALDINHO NESSA EPOCA NAO TINHA PRA NINGUEM UM ABRAÇO A TODOS SAUDADES SAUDADES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São todos meus amigos gostaria de saber deles

      Excluir
    2. Bom dia....
      Meu nome é Marcio, sou filho do Pinheiro, Atualmente meu pai mora comigo em Tatui, pois esta com 80 anos e tem alzheimer. Meus tios ( Pinão e Zezinho infelizmente ja faleceram.
      Este final de semana peguei a unica foto que meu pai tem do Botafogo e ele falava o nome de alguns que serve para ativar a memoria dele.
      Eu tambem cheguei a jogar no Botafogo na categoria dentinho que jogava aos sabados no campo do Humaita.

      Excluir
    3. Todos amigos quero conversar com eles ou com os filhos deles sou o Nato

      Excluir
  6. Nossa que bom saber dos amigos da V. Leopoldina quem lembra do Nato sou irmão do Silas

    ResponderExcluir
  7. O Milton Damaceno ainda é vivo ou a Cida ou celia ou o Lado quero saber deles é possivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, sou Renata filha do Reinaldo ou Dal.
      Meus tios Milton, Lando e Célia, infelizmente já são falecidos.
      Minha tia Cida está viva. Abraços a todos

      Excluir
  8. Alguém poderia postar fotos do Botafoguinho anos 50 e 60?

    ResponderExcluir
  9. Ok? Preciso de um video com o Italo, Betão...

    ResponderExcluir
  10. Alguém sabe me responder o por que o Bota Fogo da Vila Leopoldina acabou?

    ResponderExcluir