quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Urbanismo - Do alto da colina


Quem passa pela Rua Pio, nas proximidades da Rua Cerro Corá, no Alto da Lapa, se depara com um enorme terreno, repleto de árvores rodeando uma antiga construção. Trata-se do Instituto Pio XI, pertencente à ordem religiosa (católica) dos Salesianos.  

O terreno foi adquirido pelos religiosos em 1937, como parte de uma bela chácara na então Rua Cole Latino.  Era um período onde as ruas da cidade levavam nomes que as identificavam com uma característica específica, como, por exemplo localização geográfica. O termo cole (latim) significa colina. O que quer dizer que a grande casa do Instituto Pio XI se destacava no alto do bairro da Lapa.
 
Nos arquivos da instituição está registrado o que era o espaço na década de 30. Naquela época, o Instituto de Teologia era a última construção da rua. “A casa está pronta. É de belo aspecto tanto no exterior como no interior. Está construída na parte mais alta da cole da Lapa à altura de 800 metros. Domina, majestosa, os arredores e está sobremaneira, uma paisagem magnífica a toda a cidade de São Paulo, no Vale do Tietê”, mostra um dos livros, fazendo menção à vista que se tinha da casa erguida para abrigar a instituição religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário