De 17 de agosto de 1903 até 12 de agosto de 1966 várias ruas da Lapa foram cortadas pelos trilhos do bonde. Mas antes de falar sobre as linhas que circularam pelo bairro e áreas vizinhas, vale a pena resgatar a origem do bonde em São Paulo
“A Cidade de São Paulo iniciou o uso de Bondes (tração animal) em 1872 (Lgo. do Carmo Estação da Luz). Em 1872 S. Paulo era a 10º Cidade do Brasil, abaixo de Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belem, Niteroi, Porto Alegre, Fortaleza, Cuiabá e São Luiz Do Maranhão. De 1872 a 1900 (28 anos) as linhas de Bondes com tração animal da Cidade de São Paulo, operadas pela Cia., Viação Paulista atingiam 60 quilômetros. No primeiro ano a Light construiu 56,3 quilômetros.
Em 08-07-1897 Antonio Gualco e Augusto de Souza recebem do Governo, concessão para explorarem Bondes elétricos na cidade de São Paulo. A primeira linha construída em São Paulo, para o Bonde elétrico foi a linha da Penha.
As obras foram iniciadas em 05-07-1899, com inauguração prevista para 04-07-1899 (Em nome de Gualco e Souza). Houve uma série de embargos por parte da Cia. Viação Paulista, e a construção da linha foi interrompida. Gualco e Souza desistiram do negócio, e venderam a concessão para a Light.
Para tracionar os Bondes era necessário eletricidade 550 volts corrente contínua, o que a cidade de São Paulo não tinha. Para tanto a Light iniciou imediatamente a construção de uma usina hidro-elétrica, na cidade de Santana do Parnaíba, a construção das linhas de transmissão de Alta-Tensão da Usina de Parnaíba para São Paulo (33 quilometros), e a construção das Sub-Estaçõe. Em 26-10-1899 inicia a construção das Sub-Estações subteraneas localizadas no Lgo. Do Tesouro, Lgo. São Bento, e Rua Direita.
Prevendo que a Usina Elétrica de Parnaíba, e a Estação Transformadora da Rua Paula Souza não seriam concluídas a tempo, em 18-07-1897 a Light encomendou duas Motores a Vapor conjugados com Dínamos de 225 Quilowatts cada um, duas caldeiras tubulares verticais sistema “Cahall”; e em 22-10-1899 começou a montagem desta usina elétrica movida a vapor na esquina de Rua São Caetano, com Rua Monsenhor de Andrade. Gerando 550 Volts, e 42 ciclos.
Em 13-12-1899, chegam ao Porto de Santos o material: Trilhos, Bondes, Rede Elétrica, Retificadores, isoladores etc para a construção das linhas dos Bondes.
Em fevereiro de 1900 a Light já tem montados nas oficinas da Rua Barão de Limeira. 6 dos 15 Bondes. São Bondes abertos de 9 bancos e 5 passageiros por banco, 10,2 metros de comprimento, Fabricados nos Estados Unidos por J. Brill, com dois trucks GE-58 equipados com motor de 35 cavalos de força cada truck.
Ás 12:00 horas do dia 07 de maio de 1900, foi inaugurada a Usina Elétrica a Vapor da Rua São Caetano, que havia sido conectada em carater provisório a rede de Parnaiba. Em seguida ás 14:00 horas Com a presença dos Dr. Rodrigues Alves (Diretor da Província), Dr. Domingos de Moraes (Vice-Diretor da Provincia), Dr. Antonio Prado (Prefeito) Dr. Robert Brown (Superintendente da Light) Vereadores, Personalidades, Imprensa e grande aglomeração popular ao longo dos trilhos, é inaugurada a linha de bondes da Barra-Funda, Na madrugada anterior tinham sido efetuados testes com os bondes circulando pelas ruas. A energia que impulsionava este bonde era gerada por dínamos acionados por motores à vapor em uma estação da Light na Rua São Caetano esquina com Rua Monsenhor de Andrade. O bonde teve o seguinte itinerário: Largo de São Bento, Rua Libero Badaró, Rua de São João, Rua do Seminário, Rua Sta. Ifigenia, General Osório, Alameda Barão de Limeira até o fim na Chácara do Carvalho, efetuando o retorno e voltando pelo mesmo caminho.
Após a inauguração os Bondes foram franqueados ao público. Em 17-07-1900 Foi inaugurado o Sistema de geração de energia da Estação Paula Souza (Rebaixava a Tensão de 2000 volts gerada em Santana do Parnaíba). Então foram desativadas as usinas a vapor’.(http://www.marcoaurelioasilva.com.br/sptrans.html)
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