quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Desenvolvimento – Lapa nos trilhos do bonde (1)

De 17 de agosto de 1903 até 12 de agosto de 1966 várias ruas da Lapa foram cortadas pelos trilhos do bonde. Mas antes de falar sobre as linhas que circularam pelo bairro e áreas vizinhas, vale a pena resgatar a origem do bonde em São Paulo



“A Cidade de São Paulo iniciou o uso de Bondes (tração animal) em 1872 (Lgo. do Carmo Estação da Luz).  Em 1872 S. Paulo era a 10º Cidade do Brasil, abaixo de Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belem, Niteroi, Porto Alegre, Fortaleza, Cuiabá e São Luiz Do Maranhão. De 1872 a 1900 (28 anos) as linhas de Bondes com tração animal da Cidade de São Paulo, operadas pela Cia., Viação Paulista atingiam 60 quilômetros. No primeiro ano a Light construiu 56,3 quilômetros.


Em 08-07-1897 Antonio Gualco e Augusto de Souza recebem do Governo, concessão para explorarem Bondes elétricos na cidade de São Paulo. A primeira linha construída em São Paulo, para o Bonde elétrico foi a linha da Penha.

As obras foram iniciadas em 05-07-1899, com inauguração prevista para 04-07-1899 (Em nome de Gualco e Souza). Houve uma série de embargos por parte da Cia. Viação Paulista, e a construção da linha foi interrompida. Gualco e Souza desistiram do negócio, e venderam a concessão para a Light.

Para tracionar os Bondes era necessário eletricidade 550 volts corrente contínua, o que a cidade de São Paulo não tinha. Para tanto a Light iniciou imediatamente a construção de uma usina hidro-elétrica, na cidade de Santana do Parnaíba, a construção das linhas de transmissão de Alta-Tensão da Usina de Parnaíba para São Paulo (33 quilometros), e a construção das Sub-Estaçõe. Em 26-10-1899 inicia a construção das Sub-Estações subteraneas localizadas no Lgo. Do Tesouro, Lgo. São Bento, e Rua Direita.

Prevendo que a Usina Elétrica de Parnaíba, e a Estação Transformadora da Rua Paula Souza não seriam concluídas a tempo, em 18-07-1897 a Light encomendou duas Motores a Vapor conjugados com Dínamos de 225 Quilowatts cada um, duas caldeiras tubulares verticais sistema “Cahall”; e em 22-10-1899 começou a montagem desta usina elétrica movida a vapor na esquina de Rua São Caetano, com Rua Monsenhor de Andrade. Gerando 550 Volts, e 42 ciclos.

Em 13-12-1899, chegam ao Porto de Santos o material: Trilhos, Bondes, Rede Elétrica, Retificadores, isoladores etc para a construção das linhas dos Bondes.
Em fevereiro de 1900 a Light já tem montados nas oficinas da Rua Barão de Limeira. 6 dos 15 Bondes. São Bondes abertos de 9 bancos e 5 passageiros por banco, 10,2 metros de comprimento, Fabricados nos Estados Unidos por J. Brill, com dois trucks GE-58 equipados com motor de 35 cavalos de força cada truck.

Ás 12:00 horas do dia 07 de maio de 1900, foi inaugurada a Usina Elétrica a Vapor da Rua São Caetano, que havia sido conectada em carater provisório a rede de Parnaiba. Em seguida ás 14:00 horas Com a presença dos Dr. Rodrigues Alves (Diretor da Província), Dr. Domingos de Moraes (Vice-Diretor da Provincia), Dr. Antonio Prado (Prefeito) Dr. Robert Brown (Superintendente da Light) Vereadores, Personalidades, Imprensa e grande aglomeração popular ao longo dos trilhos, é inaugurada a linha de bondes da Barra-Funda, Na madrugada anterior tinham sido efetuados testes com os bondes circulando pelas ruas. A energia que impulsionava este bonde era gerada por dínamos acionados por motores à vapor em uma estação da Light na Rua São Caetano esquina com Rua Monsenhor de Andrade. O bonde teve o seguinte itinerário: Largo de São Bento, Rua Libero Badaró, Rua de São João, Rua do Seminário, Rua Sta. Ifigenia, General Osório, Alameda Barão de Limeira até o fim na Chácara do Carvalho, efetuando o retorno e voltando pelo mesmo caminho.

Após a inauguração os Bondes foram franqueados ao público. Em 17-07-1900 Foi inaugurado o Sistema de geração de energia da Estação Paula Souza (Rebaixava a Tensão de 2000 volts gerada em Santana do Parnaíba). Então foram desativadas as usinas a vapor’.(http://www.marcoaurelioasilva.com.br/sptrans.html)

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