terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Origens- Assim nasceu a Leopoldina (1)

Uma obra rara de autoria do pesquisador Manoel Rodrigues Lobo Junior, já falecido, conta a história da Vila Leopoldina, um dos bairros que formam a região da Lapa. O livro "Vila Leopoldina – Como te viram e como te vêem” data de 1986. O capítulo I (Fundação) conta o nascimento do bairro.

“Formada inicialmente pelo desmembramento do Sítio Boaçava ou Boassava, és considerada fundada em 1894, ano em que consta ter sido elaborada e divulgada a planta de arruamento e loteamento da primeira gleba citada (sítio Boaçava) pela firma E.Ritcher & Comp, e iniciadas as vendas dos terrenos.

Tua fundação, mais precisamente, ter-se-ia dado em 11 de novembro de 1894, com a realização de um piquenique no local, a que compareceram 522 pessoas, ali chegadas utilizando barcos a vapor da loteadora, pelo legendário Rio Tietê”

Lobo Junior  lembra que a data de 11 de novembro de 1894 conta do livro História do Bairro da Lapa, de Wanderley dos Santos, editado em 1982 pela Secretaria de Cultura do Município  de São Paulo. “À mesma data também chegaram outras pessoas por dedução e confronto com os dados e informações existentes na mencionada planta, não data, e na divulgação e descrição de um projeto contemporâneo (também não datado) para a Estação Ferroviária da Vila Leopoldina, da mesma firma, com informações escritas em italiano” (foto acima).

Nenhum comentário:

Postar um comentário