Quem resgata uma interessante lembrança da Lapa de outrora é a italianíssima família Muccio. “Foi da confecção do meu pai (Arair), na Rua Tito, que saíram as peças de lã usadas no desfile de moda em homenagem ao príncipe do Japão, quando ele visitou São Paulo no final dos anos 80”, conta Gerson Muccio. “É uma feliz coincidência tornar público esse fato exatamente quando os japoneses comemoram 100 anos de presença aqui no nosso país”, acrescenta ele, ao lembrar da Denelã, fundada por Arair na década de 60.
Antes de chegar ao comércio, a família Muccio trabalhou duro na terra. “Meu bisavô (Amélio) chegou com a família no início do século passado e foi para o interior (no Noroeste paulista). Eles eram de Salerno, localizada no sul da Itália. Meu avô Antonio tinha, na época 12 Anos”, conta Gerson.
A família Muccio, como outras tantas que vieram tentar a sorte no Brasil, acabou trabalhando numa próspera fazenda e, com as economias acabaria por comprar lotes de terra. “Papai nasceu na região de Lins em setembro de 1936. Na década de 40, nossa família chegou aqui em São Paulo e foi morar na Vila Diva, atuando no ramo de transportes”, relata Gerson Muccio, um dos quatro filhos de Arair. “Minha mãe (Diva, falecida recentemente) também era descendente de italianos e nasceu na cidade de São Manuel”.
Foi somente nos anos 60 que, já na Lapa, os Muccio entraram para o ramo da confecção, inaugurando a Denelã. Como o negócio deu certo, o empresário decidiu abrir uma loja perto do Shopping Lapa. Era a Toca 99, pioneira na venda de roupa solta num grande balcão, dispensando as tradicionais araras e prateleiras.
Os filhos e netos de Arair Muccio continuam morando do na região Lapa. A família tem participação numa das casas mais badaladas de São Paulo, a Porto Alcobaça, na Avenida Francisco Matarazzo. Recentemente, a memória de Arair foi lembrada em solenidade realizada pela Câmara Municipal de São Paulo com apoio do Conselho das Associações Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs). (Texto: Eduardo Fiora - Fonte- Jornal da Gente)
Nenhum comentário:
Postar um comentário