quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Ferrovia: A Lenda das Beyer-Garrat’s enterradas na Lapa



Essa história circulou há muito tempo em alguns fóruns de discussão sobre ferrovias brasileiras. E como sabemos, as informações hoje em dia andam rápidas demais. A cada vez que um comentário desses é repassado, alguma coisa nele é aumentado.

No final das contas, a história acaba sendo de que existem enormes Locomotivas Beyer-Garrat’s da SPR enterradas nas oficinas da Lapa. Essa história pode ser uma “meia verdade”.

Não que lá exista uma locomotiva inteira enterrada. Mas, durante as ampliações das oficinas para se adequar à manutenção dos então recém chegados Trens-Unidade Elétricos Budd em 1957, várias aterros foram feitos na oficina.
Com exceção das Locobreques, todas as locomotivas a vapor da SPR já estavam desativadas em 1956, quando chegaram as 45 Lambretas (GE 65 e 80T), que decretou o fim da Era Vapor na SPR/EFSJ (claro que ainda teve um “chorinho” das Locobreques até 1983).
Muito do material usado no aterro era de material sucateado, dentre eles, locomotivas a vapor.
As Garrats “Grandes” (4-6-2+2-6-4) já estavam paralisadas desde 1951, assim como as “Pequenas” (2-4-0+0-4-2). A chance das sucatas dessas locomotivas estarem entre a sucata usada no aterro são grandes. Mas, podemos considerar que se começarmos a cavar, no máximo haverá um rodeiro de truque guia inteiro, não uma “locomotiva inteira”, como diz a lenda.
Acima vemos a foto de uma das Beyer-Garrat “Grande” (Classe R – 4-6-2+2-6-4)

Foto: Beyer Peacock’s Official Latin American Archive
Thomas Corrêa às 20:57

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