domingo, 2 de janeiro de 2011

Lapeanos: O legado da educadora Jacyra Curado

Na história do desenvolvimento da Lapa, o nome de Jacyra Guzzo do Carmo Curado faz parte da galeria de ilustres personagem que se dedicaram de corpo e alma a uma das mais nobres tarefas da vida comunitária: a educar as novas gerações, com particular atenção ao Ensino Fundamental. O legado da educadoa falecida em 28 de junho de 2008, está intimamente ligado ao Colégio Campos Salles e às Faculdades Integradas Campos Salles, tradicionais instituições de ensino da região da Lapa, da qual foi diretora.    

Filha de Augusto Guzzo e de Adelina, Jacyra nasceu no dia 9 de junho de 1932 na Rua Doze de Outubro onde a família residia e também funcionava a Escola de Comércio Campos Salles, fundada pelo seu pai em 1924.  Nascida e criada dentro de uma escola, sua vocação de educadora a conduziu para a Escola Normal Caetano de Campos onde concluiu o Magistério. Seu maior orgulho era ser professora. Graduou-se em Pedagogia e colocou seu conhecimento a serviço da comunidade.

Jacyra formulou objetivos, selecionou conteúdos, elaborou metodologia própria e produziu pioneiros materiais didáticos de apoio, chamando para interdisciplinaridade já nos idos da década de 50. Pessoa de fé, catequizava seus alunos, proporcionando acessibilidade às crianças que desvendavam os textos bíblicos a partir de analogias com o cotidiano. Apaixonada pela educação básica, a educadora dava atenção especial aos alunos do Ensino Fundamental que ela chamava carinhosamente de “primarinho”.
A implantação da segunda unidade do Colégio, conhecida como Chácara “Campos Salles”, na Vila Iório, em 1969, foi fruto de sua criatividade.
 
Com o pai Augusto e o irmão Mário batalhou para atender às necessidades educacionais do bairro. Lutando pelo desenvolvimento das Faculdades, fundadadas em 1971 com os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia, a professora Jacyra  seguiu adiante com seu trabalho estruturando a implantação, a partir de 2000, dos cursos de Comércio Exterior, Ciências Econômicas, Sistemas de Informação, Habilitações em Educação Especial e Educação Infantil e Direito. Jacyra deixou os filhos Carlos Augusto, Urbano Carlos e Cristina Isabel, também educadores. (Fonte: Jornal da Gente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário