quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Lapeanos - Família Rivetti: De Nápoles para a Lapa

No resgate da Lapa de outrora, não faltam exemplos de imigrantes italianos que, fugindo da grave crise econômica do país de origem na segunda metade do século XIX, cruzaram o Atlântico dispostos a “Far l´America” (conquistar a América).
Uma dessas história tem a ver com os Rivetti, tradicional família lapeana. Quem conta algumas passagens guardadas na memória e em documentos pessoais é Walter Rivetti, bisneto do imigrante Ângelo Rivetti, um napolitano nascido em 1851 e que desembarcou em São Paulo em 1871. “Meu bisavô chegou junto com os Martinelli, com quem foi trabalhar. Naquela época, a família Martinelli começava a mexer com vários negócios, entre eles a carne”, afirma Rivetti.

A primeira residência da família italiana em São Paulo foi um sítio na Romana (Scipião com Faustolo). Foi lá que Ângelo criou seus 13 filhos. O caçula, Giuseppe (avó de Walter) veio da pequena cidade de Mon-dragone ainda criança. Anos mais tarde, no começo do século passado, os Rivetti iniciavam uma próspera história no comércio paulistano. “O bisavô Ângelo montou um pequeno centro comercial na rua Tito. Em 1915 já administrava açougue, leiteria, armazém e padaria”, conta o bisneto do imigrante napolitano.

Os Rivetti também entraram para o ramo da construção civil e participaram de obras importantes, como o famoso prédio Martinelli, no centro de São Paulo, e também do Tendal da Lapa (hoje centro cultural e sede da Subprefeitura), na Rua Guaicurus, em 1938. “Foi um edifício projetado para servir de entreposto de carne. Lá chegavam os caminhões que descarregavam os produtos para fiscalização e distribuição”, lembra Walter. “Meu pai (Rinaldo) nasceu em 1918 e seguiu os passos do meu avô Giuseppe e do bisavô Ângelo”.
Lapeano atuante, Rinaldo (também conhecido como Renato) sempre lutou pela melhoria do bairro. Por essa dedicação às causas lapeanas, o Decreto Municipal nº 17.807, assinado pelo então prefeito de São Paulo, Reynaldo de Barros, determinava que o mercado Municipal da Lapa, recebesse o nome de Rinaldo Rivetti. (Fonte: Jornal da Gente - Texto: Eduardo Fiora)

2 comentários:

  1. Olá Eduardo!

    Parabéns pelo blog!Estou fazendo um trabalho com meus alunos(de 4 e 5 anos!)sobre o bairro da Lapa e colhendo informações...Obrigada!!!!
    Vc sabe onde posso encontrar fotos antigas do bairro?
    Abraço
    Silvia
    tchil2001@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,

    Gostaria de compartilhar com vocês o tema de um projeto que temos a desenvolver no Programa Aprendizagem do Senac. O projeto seria uma Caminhada Cultural que tem por objetivo tornar conhecido o bairro da Lapa e suas muitas histórias.
    Caso vocês tenham algum material sobre Tendal da Lapa, poderiam compartilhar conosco e nos ajudar elaboração e desenvolvimento desse projeto?

    Muito obrigada,
    Eliana Maria dos Santos
    eliana.maria@sp.senac.br

    ResponderExcluir